Comércio | Lojas Shop

Jumbo - Ótica Almada fez diagnóstico errado de optometria

Concluída

A minha reclamação é relativa aos serviços de optometria e assistência pós-venda prestados pela Ótica Jumbo-Almada.
Em 07/09/2016 dirigi-me à Ótica Jumbo-Almada onde realizei uma consulta de optometria tendo-me sido receitadas lentes com graduação de 2.0 DP para o olho esquerdo (OE) e de 1.75 DP para o olho direito(OD) as quais adquiri na mesma Ótica. Após o inicio do uso destas lentes comecei a sentir tonturas e sensação de desequilíbrio frequentes que passaram a ser diárias e, com o passar do tempo, cada vez mais intensas. Consultas e exames médicos vários não revelaram a causa deste mau-estar persistente. Mais tarde consultei um oftalmologista que me diagnosticou apenas 1.0 DP em cada olho (OE=OD=1.0 DP), tendo-me alertado para o facto do uso das anteriores lentes poderem estar relacionadas com os sintomas que tinha vindo a sentir. Por ordem do Médico Oftalmologista deixei imediatamente de usar as lentes da Ótica Jumbo e adquiri, noutra Ótica, novas lentes adequadas ás minhas reais necessidades de visão.
No dia 04/03/2017 quando me dirigi à Ótica Jumbo-Almada para pedir o reembolso pelas lentes que incorrectamente me foram prescritas e vendidas (apresentando os documentos que fundamentavam a minha reclamação) fui informada de que apenas poderiam proceder à sua substituição.
Considero esta "solução" de todo inaceitável dado que, tendo ocorrido quebra grave de confiança com a Ótica Jumbo, não pretendo voltar a adquirir qualquer outro produto/serviço por esta prestado.

em 2017-03-06 14:42 Boa tarde
Tomámos conhecimento da sua questão e informamos que com a maior brevidade, será contactada pelos nossos serviços.
Obrigado
Jumbo
Célia Macedo em 2017-03-17 22:44 Lamento profundamente a posição adoptada pelo grupo Auchan ao não querer assumir responsabilidade pelo ERRO GRASSO dos serviços prestados pela Ótica do mesmo grupo. Eis a resposta que obtive:

“Estimada Cliente,
Acusamos a receção da sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.
Após análise da situação descrita e de recolha das informações internas relacionadas com a sua pretensão, reforçamos que não temos registo de qualquer reclamação ou informação respeitante ao alegado mal estar provocado pelos óculos desde setembro de 2016 a Março de 2017.
Caso, nos tivesse reportado as suas queixas, poderia ter sido feito um segundo exame de optometria e, caso se viesse a constatar incorreções na graduação das lentes, as mesmas teriam sido substituídas sem qualquer custo para si.
Embora lamentando as suas queixas, não se nos afigura que as mesmas estivessem relacionadas com as lentes adquiridas no Jumbo tal como vossa excelência expressa, assim, mantemos a posição que lhe foi anteriormente transmitida pela ótica do Jumbo de Almada.
Com os melhores cumprimentos,”

Quero salientar que não se trata de: “...caso se viesse a constatar incorreções na graduação das lentes...”. A graduação estava COMPROVADAMENTE INCORRETA. Se vossas Exas consideram que prescrever graduação de lentes com o dobro das dioptrias necessárias não é uma situação grave, então, estão a ser coniventes com serviços técnicos de péssima qualidade que não tem em consideração a saúde das pessoas, antes procuram apenas o ganho.

Pela posição de negação assumida por V. Exas. :“...Embora lamentando as suas queixas, não se nos afigura que as mesmas estivessem relacionadas com as lentes adquiridas no Jumbo tal como vossa excelência expressa...” e assumindo que o façam com base nas competências médicas que V. Exas detêm, deduzo que tanto faz prescrever lentes de 1DP como de 2DP ...é mais ou menos... pois daí não incorre qualquer problema a nível da visão!!! Os dois olhos precisam da mesma graduação e V. Exas acham também normal/inconsequente prescrever lentes com dioptrias diferentes para cada um dos olhos, que não causa dano à vista nem perturba o equilíbrio?!!!...
Se não têm competência técnica para fazer diagnósticos à visão não o façam. Se erram, assumam!

Relativamente à afirmação de V. Exas: “...reforçamos que não temos registo de qualquer reclamação ou informação respeitante ao alegado mal estar provocado pelos óculos desde setembro de 2016 a Março de 2017...” relembro que, tal como expliquei na Ótica, a primeira consulta médica na qual me foi prescrita medicação para as tonturas/desequilíbrio foi no início de Outubro e outras se seguiram tendo-me sido prescrita medicação cada vez mais forte nas consultas subsequentes e tendo feito vários exames médicos, a saber, audiometria e VNG que excluiram problemas a nível de ouvido. A consulta de oftalmologia foi determinante para perceber o erro de diagnóstico da Ótica Jumbo. Como afirmei na altura, e me disponibilizei a apresentar, detenho todos os recibos/consultas/exames médicos bem como da medicação adquirida entre Outubro e Fevereiro destinada ao diagnóstico/tratamento do problema que referi, documentos que V. Exas nunca solicitaram para basearem V. posição.

Tendo eu manifestado a minha TOTAL QUEBRA DE CONFIANÇA para com os serviços da Ótica Jumbo e consequentemente manifestado a minha posição em não voltar a adquirir qualquer outro produto/serviço por esta prestado, considero que o grupo Auchan tratou com DESCASO e falta de consideração a minha legítima reclamação, não tendo apresentado solução para o problema apresentado.